Toxinas Botulínicas

A toxina botulínica é uma proteína sintetizada por uma bactéria, o Clostridium botulinum. Essa proteína tem a capacidade de bloquear a comunicação entre nervos e músculos, impedindo ou suavizando a contração muscular.

Para fins medicinais, estão disponíveis formas purificadas dessa toxina. Há atualmente 5 marcas liberadas para utilização no Brasil  e somente o médico saberá qual é a mais indicada para o paciente.

Como funciona a toxina botulínica?

 

As contrações dos músculos ocorrem quando é liberada pelos nervos uma substância chamada Acetilcolina.

Em algumas doenças a acetilcolina é liberada em excesso, causando hiperestimulação muscular e, como resultado, espasmos e rigidez musculares.

As injeções de toxina botulínica ajudam, então, a relaxar as fibras musculares e melhorar a qualidade de vida e desempenho funcional do paciente.

Após a injeção, em quanto tempo a toxina botulínica começa a fazer efeito?

 

A toxina botulínica do tipo A deverá começas a fazer efeito em 2 a 3 dias após a injeção e alcança seu efeito máximo em até 2 semanas após a injeção.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

 

A toxina botulínica do tipo A funciona geralmente por 4 a 6 meses, até que as terminações nervosas estabeleçam novas comunicações com os músculos.  Serão, então, necessárias reaplicações periódicas para que os ganhos se mantenham. O prazo mínimo para reaplicações é de 8 a 12 semanas.

Em que doenças pode haver benefício com o uso da toxina botulínica?

 

Em algumas doenças a acetilcolina é liberada em excesso, causando hiperestimulação muscular e, como resultado, espasmos e rigidez musculares.

Entre essas doenças encontram-se a Paralisia Cerebral Infantil, os Acidentes Vasculares Cerebrais, Traumatismos Cranianos ou de Medula Espinhal e Distonias.

Os benefícios esperados do tratamento com toxina botulínica, associado à fisioterapia, são a melhora das atividades funcionais (marcha, movimentação voluntária e transferências), diminuição da dor, maior facilidade no uso de órteses, prevenção de contraturas, melhora da higiene e diminuição na freqüência e gravidade de espasmos musculares.

Outra doença que apresenta bom resultado com o tratamento com toxina botulínica é a enxaqueca crônica, havendo diminuição da frequência e intensidade de crises, com redução da quantidade de medicações necessárias para controle da dor.

Quem deve fazer a aplicação de toxina botulínica?

A aplicação de toxina botulínica é um procedimento delicado e exige precisão e conhecimento profundo de anatomia para que seja aplicada nos músculos e doses corretas.  Somente médicos podem injetar a toxina botulínica e deve-se dar preferência a profissionais com notada dedicação a esse tipo de atividade. Geralmente os especialistas que se envolvem com o procedimento de injeções de toxina botulínica são neurologistas, neuropediatras, neurocirurgiões, fisiatras e ortopedistas.

Meu convênio cobre as aplicações de toxina botulínica?

 

Segundo normatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o procedimento de aplicação de toxina botulínica deve ser coberto por todos os planos de saúde regulamentados.

Uma clínica completa para cuidar
de você e sua família!

A NeuroVitta é uma clínica formada por neurologistas e psiquiatras e Centro de Excelência em Neurologia, Exames Diagnósticos e Especialidades Médicas no Vale do Paraíba. Em excelente localização, com instalações modernas e confortáveis, tudo para o bem estar de nossos pacientes.

Contato

Neurovitta Clinica de Neurologia e Neurodiagnóstico LTDA – CNPJ: 08.490.436/0001-18

Responsável Técnico: Dr Heitor Ettori – CRM-SP 145.001

© copyright 2023 – Todos os direitos reservados