NEUROVITTA

Visão detalhada para cada caso

EXCELÊNCIA EM NEUROLOGIA

A Neurovitta é uma clínica formada por especialistas altamente qualificados e referência em exames diagnósticos.

Diagnósticos e Cuidado que você 

e sua família merece

Exames especializados realizados na Clínica NeuroVitta

Eletroencefalograma

Nosso cérebro é formado por várias células que se comunicam entre si através de impulsos elétricos gerados espontaneamente. O eletroencefalograma (EEG) é um exame não invasivo, que registra e analisa esta atividade elétrica cerebral, por meio de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. É um exame indolor, podendo ser realizado em qualquer idade, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

Algumas doenças avaliadas pelo EEG:

• Epilepsia, crises epilépticas

• Perda de consciência (desmaios, síncopes)

• Parada comportamental (“pessoa se desconecta do ambiente”)

• Alguns tipos de dor de cabeça (migrânea com aura)

• Confusão mental

• Demências

• Episódios de alteração de sensibilidade em membros

• Convulsão

• Alguns movimentos involuntários (mioclonias)

O EEG é realizado através da colocação de alguns eletrodos no couro cabeludo, que funcionam como sensores para captar a atividade elétrica. Estes sensores são fixados com uma pasta apropriada para esta finalidade. A pessoa permanece todo o tempo deitada na sala de exame, com pouca iluminação e silêncio. Nessas condições ambientais se inicia o registro da atividade do cérebro, sendo feito com o indivíduo acordado, em estado de sonolência e também se possível durante o sono. Após o registro espontâneo, eventualmente são realizadas algumas provas de ativação: hiperpnéia (respirações profundas por 3 a 5 minutos) e fotoestimulação intermitente (coloca-se, na frente do paciente, uma lâmpada que produz flashes de luz).

 O tempo necessário para realização do exame varia em torno de 40 minutos a uma hora. As diretrizes internacionais recomendam pelo menos 20 minutos de traçado para avaliação do eletroencefalograma de rotina. É extremamente importante registrar o exame durante um período apropriado, para que as eventuais alteração sejam observadas.

Os dados obtidos são avaliados pelo médico Neurofisiologista, o qual elabora um relatório com laudo dos achados encontrados no traçado. Quando solicitado pelo seu médico, também é realizado o Mapeamento Cerebral ou EEG Quantitativo, que proporciona uma avaliação mais precisa da distribuição das frequências das atividades elétricas em uma determinada região do cérebro, com gráficos e mapas demonstrando a localização das alterações.

 

Preparo para o exame:

Para realização de um bom exame, é importante que o paciente esteja calmo, bem alimentado e confortável durante o procedimento.

Os cabelos têm que estar limpos e secos, lavados na véspera do exame com shampoo neutro, sem nenhum produto como óleos e cremes.

Por vezes é necessário o registro do exame durante o sono. Sendo assim, orientamos uma redução no período de sono na noite anterior (privação de sono). Isso é primordial quando crianças irão realizar o exame. Sugerimos que crianças durmam duas horas mais tarde e levantem duas horas mais cedo que o habitual, e que não seja permitido que elas durmam no transporte durante o trajeto para a clínica.

Pacientes que utilizam alguma medicação podem tomar seus remédios nos horários habituais. No dia do exame, alimente-se adequadamente, mas evite produtos estimulantes como cafeína.

 

Existe alguma contraindicação?

O exame é completamente seguro e indolor. Não há contraindicação absoluta à realização do EEG.

Quer saber mais, entre em contato!


Praça Melvin Jones, 18 - São Dimas - São José dos Campos/SP.

comercial@neurovitta.com.br

+55 12 97600-4881 / 3922-7825