O que é ?
A eletroneuromiografia é um exame destinado ao estudo da função dos nervos, dos músculos e da interface entre eles. É composto de duas etapas: o estudo da condução nervosa (ou eletroneurografia) e a eletromiografia.
Na primeira parte, aplicam-se pequenos choques nos nervos e registram-se as respostas que eles produzem. Na segunda parte, a atividade elétrica dos músculos é registrada utilizando-se uma agulha fina.
Esse exame constitui o melhor método para investigação de lesões dos nervos periféricos, tais como a neuropatia diabética, a síndrome do túnel do carpo, a paralisia facial, as lesões das raízes nervosas que partem da medula espinhal e outras doenças compressivas ou traumáticas dos nervos.
Recomendações
- Não passar cremes, óleos, pomadas ou maquiagem na região a ser estudada (Mãos e braços – Membros Superiores – MMSS; Pés e pernas – Membros Inferiores – MMII; e Face).
- Traga sempre os exames anteriores (eletroneuromiografia).
- Embora não sejam necessários para realização do exame, outros exames complementares podem ser úteis na interpretação dos achados, contribuindo para o seu diagnóstico (exames laboratoriais, líquor, tomografia ou ressonância e biópsias de nervo ou músculo).
Importante
- O uso de marca-passos cardíacos ou implantes eletrônicos não contra-indica o exame, entretanto você deve nos informar para que sejam tomados os devidos cuidados.
- O uso de medicação anticoagulante não constitui contra-indicação à eletroneuromiografia, mas pode haver a formação de hematomas intramusculares. O médico solicitante deve orientar o indivíduo quanto à necessidade de descontinuar ou não o uso do medicamento.
- O uso de medicação anticolinesterásica, pode normalizar o teste de estimulação repetitiva para o diagnóstico de Miastenia Grave. É recomendável sua suspensão 2 dias antes do exame, desde que autorizada pelo seu médico.
Indicações da eletroneuromiografia
Doenças do Neurônio Motor
- Esclerose lateral amiotrófica
- Esclerose lateral primária
- Atrofia muscular progressiva
- Poliomielite (paralisia infantil)
- Atrofia muscular espinhal
- Doença de Kennedy
- Amiotrofiamonomélica
Doenças dos Nervos Periféricos
- Polineuropatiasaxonais e desmielinizantes
- Mononeuropatias (Túnel do Carpo, Paralisia Facial)
- Trauma de nervosperiféricos
- Mononeuropatiasmúltiplas
Doenças das Raízes Espinhais
- Radiculopatias (hérnia de disco)
- Polirradiculopatias (diabetes, inflamação, artrose da coluna)
Doenças da Transmissão Neuromuscular
- Miastenia gravis
- Síndrome miastênica de Lambert Eaton
- Botulismo
- Intoxicaçãopororganofosforados
Doenças das Raízes Espinhais
- Plexopatiabraquial
- Síndrome do desfiladeiro torácico neurogênica verdadeira
- Plexopatialombossacral
Doenças da Transmissão Neuromuscular
- Miopatias
- Distrofiasmusculares
- Paralisiasperiódicas
Pré Agendamento
Fale conosco agora!
12 3922-7825