O QUE É NEUROPATIA?

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos). Os nervos periféricos são os responsáveis por encaminhar as informações do cérebro e da medula para o restante do corpo, além de receber também as informações do ambiente externo (frio, calor, dor, pressão, equilíbrio) e transmiti-las para nosso córtex cerebral. Os nervos que podem ser afetados pela neuropatia são: os sensoriais, os motores e os do sistema nervoso autônomo. A neuropatia periférica, um dos tipos mais comuns de neuropatia, pode ser extremamente incapacitante, causando sintomas e  lesões permanentes que reduzem a qualidade de vida se não diagnosticadas e tratadas de forma precoce.

Sintomas mais comuns

Os sinais e sintomas da neuropatia dependem principalmente do nervo que foi lesado. Os sintomas também dependem se a lesão afeta apenas um nervo, vários nervos ou o corpo todo.

Dormência e formigamento

Fraqueza muscular

Paralisia

Extrema sensibilidade

Intolerância ao calor

Má digestão, azia e náuseas

Problemas sexuais

Problemas com a bexiga

Dores agudas

Problemas de coordenação

Cãimbras

Possíveis Causas:

Medicações

Infecções

Doenças autoimunes

Doenças hereditárias

Trauma do nervo

Deficiência de vitaminas

Alcoolismo

Diabetes

Exposição a venenos

Uso de drogas

Tumores

Como diagnosticar:

Em caso de qualquer um dos sintomas ir ao médico é primordial, pois a melhor forma de manter a saúde é através de ajuda profissional. Através deste profissional qualificado uma história e exame físico irá ser realizado para entender seu problema, e por vezes exames complementares serão solicitados para se investigar mais a fundo seus sintomas.

O exame de eletroneuromiografia é o exame mais indicado a fim de descobrir se de fato o paciente apresenta neuropatia, auxiliando também em diagnosticar sua causa e gravidade, e deve ser realizado em uma clínica de neurofisiologia por médicos neurofisiologistas experientes para um resultado confiável.