LOMBALGIA O QUE É ?

Lombalgia é um conjunto de sintomas caracterizado por dores na região lombar. Ocorre na parte inferior da coluna vertebral e na maioria das vezes é causada por fatores mecânicos do dia a dia como: má postura, elevação de peso e atividades corriqueiras. Cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia na vida.
Fatores de risco

De fato os principais fatores de riscos estão associados à questão postural e torções musculares. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento da lombalgia são:

• Hérnia de disco
• Obesidade
• Envelhecimento
• Sedentarismo
• Execução errada de exercícios
• Artrose ou escorregamento de vértebra
• Atividades que acarrete sobrecarga nas articulações da coluna e das vértebras

Tipos de lombalgia
A dor pode ser aguda ou crônica. A dor aguda pode durar de quatro a seis semanas, já a dor crônica é caracterizada quando a duração é maior que doze semanas, podendo decorrer pela vida toda. A lombalgia aguda muitas vezes ocorre devido a esforço físico excessivo, posições incorretas no ambiente de trabalho e nos afazeres domésticos. Sem o tratamento adequado a dor pode torna-se crônica.

Tratamento
O tratamento desta doença é amplo, onde podemos descrever como exemplos:

Fisioterapia
Uso de medicamentos
Tratamentos intervencionistas
RPG, técnicas complementares como acupuntura

Cirurgias
Tratamento Cirúrgico é indicado quando a dor é devido a alterações degenerativas da coluna vertebral, como no caso de hérnias de disco refratárias ao tratamento clínico, causando grandes limitações na vida do paciente.

Diagnóstico e exames
O diagnóstico da causa da dor é realizado pelo médico especialista. Este profissional vai se basear na história e exame físico detalhado de cada caso, por vezes com auxílio de exames complementares como exames de imagem e a eletroneuromiografia.