HÉRNIA DE DISCO: O QUE É?
Hérnia de disco é o termo utilizado para quando um disco intervertebral da coluna acaba saindo de sua posição habitual. O disco intervertebral funciona como um “amortecedor” entre as vértebras e, com seu desgaste ou deslocamento, ocorre compressão das raízes nervosas e consequentemente dores, geralmente nas regiões lombar e cervical. Esse problema pode ser acarretado por má postura, desgaste natural pela idade ou devido a levantamento de peso excessivo , além de outras patologias relacionadas a coluna.
Quais são os sintomas?

Pode ocorrer de uma pessoa não perceber que tem hérnia de disco, mas a maioria sente dores excessivas. Considere procurar um profissional qualificado para tratar sobre, caso tenha intensa:

• Dificuldade em se movimentar
• Sensação de fraqueza ou formigamento nos braços ou pernas
• Dor no pescoço ou cervicalgia
• Sensação de formigamento
• Dor lombar ou Lombalgia
• Sensação de queimação da coluna aos pés

Como tratar a hérnia de disco?

Cada ser humano tem suas condições próprias de reação do corpo e portanto, o tempo de recuperação sempre pode variar. Porém, com tratamento adequado geralmente não se leva mais do que 3 meses para a recuperação dos sintomas. A terapia inicial se baseia em fisioterapia para analgesia, fortalecimento e alongamentos da musculatura estabilizadora da coluna, uso de medicações específicas para controle e alívio da dor, técnicas minimamente invasivas e até procedimentos de cirurgia da coluna.
Um profissional médico qualificado deve ser procurado para a realização de um acompanhamento de qualidade. Este acompanhamento geralmente ocorre a longo prazo, com realização de diversas consultas, além de uma equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, acupunturistas entre outros) para se perceber uma boa resposta a terapia
Hérnia de Disco o médico especialista por vezes solicita exames complementares para ajudar em seu diagnóstico e acompanhamento, com especial atenção a eletroneuromiografia e exames de imagem da coluna.